Blog Missão, Visão e Valores

segunda-feira, 11 abril 2011

Conceito de Missão – III

Filed under: Missão — Tags: — Silas Bolzan @ 23:19

Segundo Jack Welch (2005, p. 12-14):

“[…] uma boa declaração de missão e um bom conjunto de valores são tão reais que chegam a ser palpáveis por sua concretude. A missão anuncia com exatidão para onde se está indo e os valores descrevem os comportamentos que o levarão lá.”

J. Welch cita que, com base em sua experiência, “[…] a declaração de missão eficaz responde basicamente a uma pergunta: Como pretendemos vencer nesse negócio?

Para J. Welch, esta pergunta é esclarecedora para as empresas, pois exige que as mesmas “[…] façam escolhas sobre pessoas, investimentos e outros recursos […]”, obrigando-as à “[…] identificar seus pontos fortes e fracos, a fim de avaliar onde podem atuar de maneira lucrativa no panorama competitivo.”

Como consequência, J. Welch observa que “[…] as declarações de missão eficazes equilibram o possível e o impossível. Elas incutem nas pessoas o senso de direção em busca do lucro e a dose de inspiração de sentir-se parte de algo grande e importante.”

Quanto à criação da missão, J. Welch diz que

“Obtém-se inspiração em todos os lugares – e convém ouvir as pessoas inteligentes, em todos os cantos. Mas a definição da missão é atribuição da alta administração. A missão não pode ser delegada a ninguém, exceto às pessoas que, em última instância, são responsáveis pela sua realização.”

Finalizando, J. Welch enfatiza que, “na verdade, a missão é o momento decisivo para a liderança da empresa. É o teste definitivo de coragem.”

Fonte: WELCH, Jack. Paixão por vencer : Winning / Jack Welch com Suzi Welch. Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 – 15ª Reimpressão.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário